Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo, aqui em nossa Paróquia é um grupo de pessoas engajadas na Igreja com o objetivo de preparar pais e padrinhos que buscam o Sacramento do Batismo para seus filhos, e também adultos, que não receberam o Sacramento.

A Pastoral do Batismo (citada em todas as paróquias do mundo após o encerramento do Concílio Vaticano II) é uma ação organizada da Igreja que:

1. busca conscientizar os catecúmenos (jovens e adultos) para a importância do Sacramento do Batismo e da vivência da fé cristã;
  2. objetiva despertar nos pais e padrinhos a corresponsabilidade para a educação da fé das crianças, através do exemplo de uma vivência cristã que reflita positivamente na Igreja doméstica;
  3.          objetiva inserir seus agentes na participação das reuniões, das celebrações, assim como dar formação a seus agentes.

O Sacramento do Batismo é a porta de entrada ao Cristianismo, para a vida de Igreja e sem o Batismo não recebemos os outros Sacramentos. A função da pastoral é preparar as pessoas que a procuram para pedir o Batismo para os filhos e conscientizar os padrinhos da sua importante missão; organizar toda estrutura da preparação, desde a acolhida até na celebração do Batismo. A pastoral apresenta a essas pessoas o sentido e a importância do Sacramento, para não deixar que o momento seja apenas um ato social.

Sentimos agraciados e abençoados à frente de uma responsabilidade tão importante. Estar na Pastoral do Batismo é estar próximo de Cristo. A vida do cristão começa com o Sacramento do Batismo e poder preparar famílias para o Sacramento é gratificante, é o início de vida cristã dessas crianças e também estarmos fortificando nossa fé.

Inscrições:

As inscrições poderão ser feitas às:

Segundas-feiras das 19h30 horas às 21h15 horas e às quintas-feiras das 14h30 horas às 17h00 horas

Informações poderão ser obtidas na Secretaria no horário comercial;

Documentos necessários: (cópias)

Certidão de Nascimento da criança;
Certidão de Casamento do Religioso e Civil dos pais;
Certidão de Casamento Religioso dos Padrinhos;
Documento de Identidade atualizado dos pais e padrinhos;
Comprovante de Residência dos pais e padrinhos;
Comprovante original de preparação, se realizado em outra Paróquia;

OBSERVAÇÃO: Em caso de pais e padrinhos solteiros ou casados somente no civil, será necessário apresentar cópia da Certidão de Batismo dos mesmos.

Taxas:

Para Curso e Batizado 2020 – R$ 100,00 (cem reais) . Somente para Curso – R$ 40,00 (quarenta reais)

CURSOS (DAS 07h30 AS 10h30 HORAS) BATIZADOS  (ÀS 09h30 HORAS)
16 DE FEVEREIRO 29 DE FEVEREIRO
22 DE MARÇO 25 DE ABRIL